Não é incomum você observar uma certa umidade na sua calcinha no final do dia e, sobretudo, nas épocas mais quentes do ano. Isso é motivo de preocupação?

De acordo com o ginecologista Dr. Claudio Basbaum, é importante esclarecer que nem toda secreção vaginal é indicativo de um problema de saúde. Quando incolor ou levemente leitosa, não há com o que se preocupar.  Ela é fisiológica e pode ter aspecto de clara de ovo, sem odor, ardência ou coceira. Nada mais é do que a umidade das paredes vaginais, da cavidade e do colo uterino e das glândulas da vulva. Isso também acontece durante a excitação sexual sendo um fluído natural para ajudar na lubrificação. As características dessa secreção costumam variar de acordo com a fase do ciclo menstrual.

O corrimento deverá ser investigado quando estiver associado a coceira, odor forte, ardência e coloração amarelada ou esverdeada. Aí sim podemos afirmar que estamos diante de uma condição alterada, anormal e comumente associada à presença de germes (Gonorréia), parasitas (Trichomonas) e fungos (Candida).

Nesses casos, é imprescindível consultar um ginecologista para uma avaliação clínica individualizada e complementada por exames específicos da secreção, para atingir um diagnóstico preciso e um tratamento mais adequado.

Existem ainda corrimentos por outras causas não infecciosas como, por exemplo, alergias, mudança da flora vaginal por uso de antibióticos e em certas pacientes que usam dispositivos intrauterinos. O corrimento é mais encontrado nas mulheres com vida sexual ativa. Principalmente no caso de múltiplos parceiros.

Certos hábitos corriqueiros podem promover o surgimento de infecções genitais, representadas pelo aparecimento de corrimento de coloração anormal e  até mesmo, odor ou coceira.

Entre eles podemos citar:

  • Falta de higiene cuidadosa com a região genital;
  • Usar biquíni ou maiô molhado por muito tempo;
  • Ter relações sexuais sem camisinha;
  • Alterações hormonais por conta de diabetes, menopausa ou gravidez;
  • Uso de anticoncepcionais ou antibióticos.

Portanto, é importante deixar claro que a prevenção dos corrimentos vaginais depende de uma cuidadosa higiene íntima e mais de uma vez por dia, sem exageros, removendo os excessos de suor, secreções e escapes urinários. Outro fator importante para a prevenção é a utilização de roupas íntimas com tecido natural (algodão) que evitem o abafamento da região. O protetor diário poderá ser utilizado esporadicamente para proteger sua calcinha absorvendo umidade ou nos últimos dias do fluxo menstrual.