Sobre o Dr. Claudio Basbaum

Formação

O Prof. Dr. Claudio Basbaum é médico ginecologista e obstetra, graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Pernambuco, Recife ,  em 1963 com  especialização em Ginecologia no Departamento de Obstetrícia e Ginecologia – Hospital das Clínicas – da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo-USP.

Especialização em reprodução humana e laparoscopia pela Faculdade de Medicina da Universidade de Paris, França.

É pioneiro no Brasil nas técnicas de laparoscopia moderna com “luz fria”( 1967)  e das técnicas de cirurgia mini-invasiva com câmera — videolaparoscopia e videohisteroscopia (1988).

Foi responsável pela  Serviço de Esterilidade Conjugal na Clinica Ginecológica da UNICAMP em1968/1970.

Defendeu Tése de Doutorado obtendo  o título de  Professor Doutor em Ginecologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de Campinas (Unicamp),em 1976.

Obteve o Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia (TEGO) pela Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO) em 1976;

Formação e especialização em Videolaparoscopia e Videohisteroscopia cirúrgica em centros de excelência na Argentina França, Itália, Bélgica e Estados Unidos;

Título de Qualificação em Videolaparoscopia e Videohisteroscopia pela  Sociedade Brasileira de Cirurgia Laparoscópica (SOBRACIL) e Federação das Sociedades de Endoscopia e Ginecologia Brasileira.
Treinamento na técnica e introdução no Brasil da Embolização de Miomas Uterinos – Zaragoza (Espanha) em 2000 e atuou como membro pesquisador do Projeto Internacional “Prometheus” sobre embolização de miomas, coordenado pelo Dr. Woodruff J. Walker (Inglaterra) e M. de Gregorio Ariza (Espanha).

Atividade profissional

É precursor e introdutor no Brasil( 1974) do chamado Parto Leboyer ou do “Nascimento sem violência”,- baseado nas ideias de Frederick Leboyer, primeiro passo para o que veio se chamar mais tarde de “Parto Humanizado”- Introdutor no Brasil da técnica de massagem para bebês (SHANTALA). É também um dos pioneiros na implementação da prática e divulgação do parto de cócoras ( “Parto das índias”), assim como dos conceitos de Psiquismo Fetal em nosso meio.

Como conferencista , palestrante e entrevistado, vem divulgando desde 1974 técnicas e conceitos médicos mais preservacionistas e que visam a menor agressão ao organismo do bebê e da mulher.

Ministrou cursos de iniciação e aperfeiçoamento em videocirurgia ginecológica, desde 1990.

Orientador de estágios em Videolaparoscopia e Videohisteroscopia, desde 1995.

É fundador e diretor da Pró-Matrix (Unidade de Orientação,Preservação e Tratamento da Mulher) que, em 1995, lançou as campanhas permanentes, em caráter nacional , sob os títulos “Mulheres, salvem seus úteros”., tendo por slogan “Integridade SIM, Mutilação NÃO – Diga não às cirurgias ginecológicas desnecessárias” , assim como, do “Direito à Segunda Opinião”. Os programas tem divulgado outras opções de tratamento menos invasivos, particularmente contra as retiradas indiscriminadas do útero , bem como, tratamentos mais conservadores para os miomas uterinos, endometriose e outras doenças ginecológicas, utilizando particularmente a laparoscopia e histeroscopia ( videocirurgia), com máxima eficácia terapêutica, com um mínimo de trauma e rápida recuperação.

No ano 2000, associa-se a outros especialistas e cria a ” UTHERUS -Unidade de tratamento do mioma uterino” . O grupo dedica-se ao tratamento conservador das mulheres portadoras de miomas uterinos através da técnica de ‘Embolização das artérias uterinas”.

Fundador e Diretor da SKOPIA – Unidade de Endoscopia Ginecológica, clínica pioneira no Brasil na prática da videocirurgia (laparoscopia e histeroscopia), São Paulo, 1988;

Fundador e Diretor Responsável da Pro-Matrix (Unidade de Orientação, Preservação e Tratamento da Mulher) – desde 1995;

Fundador e Diretor da Utherus (Unidade de Tratamento do Mioma Uterino) – desde 2000;

Membro ativo do Corpo Clínico da Rede D`or / Hospital e Maternidade São Luiz – São Paulo, desde 1974. , o ginecologista defende a população feminina de cirurgias mutiladoras desnecessárias .

Sociedades médicas

  • Membro da FEBRASGO (Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia);
  • Membro da SOGESP (Sociedade de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo);
  • Membro fundador da SOBRACIL (Sociedade Brasileira de Cirurgia Laparoscópica);
  • Membro fundador da SOPEGI (Sociedade Paulista de Endoscopia em Ginecologia e Obstetrícia) – São Paulo;
  • Presidente da SOPEGI (gestão 1998/2000);
  • Presidente da Comissão Científica da Sopegi (gestão 2000/2002);
  • Membro da American Association of Gynecologic Laparoscopists (AAGL);
  • Membro da European Society of Gynecologic Endoscopy (ESGE);
  • Membro da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana (SBRH).
  • Membro fundador da Associação de Endometriose e Ginecologia Minimamente Invasiva (SBE)

Prof.Dr. Claudio Basbaum CRM. 11665 • São Paulo