Entre 10 e 12 de junho aconteceu, em Porto Alegre, o Encontro Sul-brasileiro de Ginecologia Minimamente Invasiva, simultaneamente ao Encontro Nacional de Endometriose — promovidos pela Federação de Endoscopia e Cirurgia Ginecológica e Obstétrica Brasileira (FEGOB) e pela Sociedade Brasileira de Video-cirurgia (Sobracil). O tema oficial do evento foi: “O útero: porque conservá-lo?”

2010_06_encontro_2

Dr. Basbaum enfatiza a importância da preservação do útero.

O encontro contou com a participação ativa do Dr. Claudio Basbaum, conferencista e debaterdor sobre o tema “Histerectomia total ou subtotal?”.

A histerectomia subtotal, pouco valorizada na prática médica, é uma opção importante e conservadora nos casos onde a retirada do útero se faz necessária. Foi uma ótima oportunidade de reforçar essa ideia, que faz parte da essência da filosofia da Pró-Matrix.

Outro tema de grande importância foi sobre tratamentos de reposição hormonal para mulheres portadoras de miomas uterinos. Este debate contou com a participação do ginecologista e pesquisador Dr. Elsimar Coutinho, que vem defendendo a tese de que a mulher se beneficia suspendendo continuamente sua menstruação com uso de hormônios. Na ocasião, Dr. Basbaum ponderou e alertou para os riscos dos exageros desta indicação.

 

Compartilhe

Facebooktwittergoogle_plusmailFacebooktwittergoogle_plusmail