Série de sintomas tanto físicos como emocionais, que surgem cerca de 7 a 10 dias antes da menstruação e que podem perturbar completamente a harmonia de sua vida pessoal, familiar e profissional.
Está relacionada com alterações no equilíbrio da gangorra dos hormônios femininos- estrógeno e progesterona- que conduzem a queda de serotonina, substância produzida pela células nervosas do cérebro e que na mulher oscila no período menstrual.
É um problema característico dos tempos modernos, quando a mulher mudou radicalmente seu estilo de vida, desencadeando uma situação de stress que leva ao descontrole hormonal, com surgimento e/ou piora da tensão pré-menstrual (TPM), de forma cíclica.
Com a serotonina elevada, ficamos felizes, bem humorados; quando os níveis estão baixos, ficamos tristes ou mal-humorados, buscamos compensações pela carência afetiva, seja pelo desejo exagerado de comer doces ou até mesmo reaçoes de perda do controle emocional, que surgem como “raio em céu azul”.
– 75% DAS MULHERES TEM ALGUM SINTOMA ANTES DA MENSTRUAÇÃO
– É MAIS FREQÜENTE ENTRE OS 30 E 40 ANOS, QUANDO PREDOMINAM OS SINTOMAS PSÍQUICOS
– NAS ADOLESCENTES, OS PRINCIPAIS SINTOMAS SÃO FÍSICOS
A Síndrome Pré-Menstrual (SPM) já foi descrita na literatura há cerca de 80 anos, em 1931. O nome SPM foi dado em 1953 por Dalton (Inglaterra), e foi utilizado como atenuante numa defesa de julgamento por assassinato; ele atribuiu que surgia depressão e outros distúrbios emocionais, em função da queda nos níveis de progesterona.
Sintomas da TPM
1. depressão, sentimento de desesperança, pensamentos auto-depreciativos;
2. ansiedade, tensão, nervosismo, excitação;
3. fraqueza afetiva, tristeza repentina, choro fácil, sentimento de rejeição;
4. raiva ou irritabilidade persistente, aumento dos conflitos interpessoais;
5. diminuição do interesse pelas atividades habituais;
6. sensação de dificuldade de concentração;
7. cansaço, fadiga fácil, falta de energia;
8. distúrbios do sono;
9. sensação de estar fora do próprio controle;
10. acentuada alteração do apetite;
11. ganho de peso
12. inchaço e/ou sensibilidade mamária aumentada;
13. dor de cabeça;
14. dores musculares;
15. diarréia ou constipação intestinal;
No entanto, para ser considerada doença, e portanto sujeita a tratamento, é importante que estes sintomas de fato interfiram nas atividades habituais da mulher e que os mesmos ocorram na fase pré-menstrual e não em todo o ciclo.
Não sabemos qual a verdadeira causa da TPM, mas sabemos que está associada a importantes alterações dos hormônios ovarianos, dos líquidos e sais do corpo e outras substâncias produzidas pelo sistema nervoso central (neurotransmissores, tais como serotonina, endorfina, catecolamina, etc.).
A queda das endorfinas e das serotoninas na fase pré-menstrual /menstrual, leva à irritabilidade, tensão ou depressão.