Em todas as pacientes com nodulação de fundo de saco posterior ao exame, naquelas cuja dor se mantém apesar do tratamento (três meses ou mais) com antiinflamatórios e/ou anticoncepcionais hormonais.
Também em pacientes assintomáticas com infertilidade, em uma situação em que todos os exames e testes do casal foram negativos e não houve gravidez em até um ano. Achado de massas anexiais sugestivas de endometriose à ultrassonografia. Acometimento e sintomas de outros órgãos bexiga, reto…
A cirurgia da endometriose é uma cirurgia de cito redução, ou seja, temos que tirar a máxima população possível de implantes endometriais. É realmente uma cirurgia de grande dificuldade técnica; deve ser executada apenas por especialistas em centros de referência, pois requer um profundo conhecimento da anatomia pélvica, a qual se encontra na maioria das vezes alterada.
As lesões devem ser cauterizadas e as nodulações dissecadas e excisadas (extraídas na operação). A cirurgia da endometriose é agressiva, na medida em que tecidos acometidos devem ser retirados para evitar ressurgimento ou progressão da doença.