No final de 2020, a apresentadora e jornalista Fátima Bernardes compartilhou com seus fãs que foi diagnosticada com câncer de útero e chamou a atenção para esse tema tão importante e ainda pouco divulgado.

É comum as pessoas acharem que o diagnóstico de câncer seja uma sentença de morte, mas se diagnosticado precocemente e tratado adequadamente, as chances de sobrevida e cura são boas atualmente. Por isso, sempre ressalto a importância da visita periódica ao ginecologista e de manter os exames ginecológicos de rotina sempre em dia. No caso da apresentadora, ela descobriu a doença graças a um” chek-up” e ao olhar atencioso de sua médica que notou um espessamento de endométrio, algo incomum para a idade dela.

Na sexta edição do Dr Claudio Basbaum Responde gravei sobre o assunto e procurei sanar algumas dúvidas que me foram enviadas, bem como destacar os sinais que devem ser observados com atenção pelas mulheres. Confira no vídeo abaixo a diferença entre o câncer de colo de útero e de endométrio, quais são os exames disponíveis para detecção da doença e muito mais.

Até mais!