Este artigo foi produzido pelo oncologista Prof. Dr. Renato Santos.
O sucesso da prevenção de câncer se baseia na detecção precoce (prevenção secundária) e na mudança de hábitos pessoais, procurando eliminar fatores causais do câncer (prevenção primária).
A utilização de medicamentos em pacientes sem doença, porém de alto risco para desenvolver câncer, conhecida como quimioprevenção e a oncogenética estão em franco desenvolvimento. Mas, o que é mais seguro e mais factível hoje é a detecção precoce de câncer. Através dos históricos pessoais e familiares é possível selecionar pessoas de maior risco e que se beneficiarão de uma avaliação clínica direcionada com indicação de exames para diagnóstico precoce adequados.
Estudos publicados pelo Instituto Nacional de Câncer dos Estados Unidos mostram que o rastreamento de populações de risco aumenta o diagnóstico de tumores em fases subclínicas (ainda sem sintomas), e um ganho de sobrevida em relação à população geral.
No Brasil, os cânceres de maior incidência e em que os pacientes se beneficiam do diagnóstico precoce são: câncer de pele, de mama, de próstata, de estômago, de cólon e reto e de colo uterino.
Quem já acompanhou de uma forma ou de outra o tratamento de alguém com câncer avançado sabe o quanto isto custa do ponto de vista econômico, emocional e de qualidade de vida. Sem dúvida alguma, a melhor forma de combater o câncer é através de sua prevenção e detecção precoce, o que permite tratamentos mais simples e curativos.
Seguem algumas dicas:
– Pare de fumar! Esta é a regra mais importante para prevenir o câncer.
– Uma dieta alimentar saudável pode reduzir as chances de câncer em pelo menos 40%. Coma mais frutas, legumes, cereais e menos carnes e alimentos gordurosos. Prefira alimentos frescos aos em conserva. A obesidade é responsável por cerca de 1/3 dos cânceres.
– Procure abrir mão totalmente ou limitar a ingestão de bebidas alcoólicas.
– Incorpore a prática de exercícios físicos à sua rotina diária – andar, subir escadas, fazer caminhadas.
– A mulher deve fazer um auto-exame das mamas todo mês. Com 35 anos de idade deverá fazer sua primeira mamografia que será usada para comparações com os futuros exames.
– A mulher a partir dos 20 anos deve ou do início da vida sexual deverá iniciar exame preventivo do colo do útero (Papanicolaou, Colposcopia).
– O homem deverá fazer um auto-exame dos testículos todo mês e fazer avaliação da próstata a partir dos 40 anos.
– Não tome sol das 10:00 às 16:00H e evite exposição prolongada ao mesmo. Utilize protetor solar e dê preferência à proteção mecânica (sombra).
– Faça regularmente um auto-exame da boca e da pele.
– Faça avaliação médica anual e participe de programa de oncologia preventiva.