28 de maio: Dia Internacional de luta pela saúde da mulher. Os cuidados básicos que podem ajudar a mulher a prevenir doenças  

A preocupação com a saúde da mulher começa com a prevenção. E alguns cuidados básicos podem ser adotados no dia a dia para prevenir doenças graves, principalmente em relação a higiene íntima. Não deixe de manter os genitais externos bem higienizados e secos corretamente. São bem-vindos lencinhos umedecidos (sem fragrância) durante o dia, principalmente após urinar e mais ainda, se a mulher estiver menstruada ou tiver mantido relações sexuais.E evite papel higiênico! “Não recomendo, seja por sua aspereza, seja pelos produtos químicos utilizados em sua fabricação ou mesmo pelos fragmentos contendo microrganismos que podem ficar grudados levando a irritações no local”, atesta o Dr. Claudio Basbaum. 

Mitos e verdades sobre a depilação íntima 

Depilação íntima é um assunto controverso, tanto para ginecologistas, quanto para dermatologistas. Seja ela realizada parcial ou total, utilizando cera, lâmina, creme depilatório ou laser, este tipo de procedimento teria uma finalidade meramente estética, não tendo nenhum efeito favorável sobre a higiene ou odores desagradáveis na região genital.  Na verdade, as depilações podem desequilibrar a flora local predispondo alergias e infecções.

Veja a matéria completa no site do papo de mãe.